Implante dentario melhorando a qualidade de vida
A perda de um ou mais dentes é um problema que afeta, infelizmente, milhões de brasileiros. Atualmente, modernas técnicas de implante dentário permitem corrigir essas perdas e restaurar a capacidade de mastigar, falar e conviver das pessoas que perderam seus dentes. A perda de dentes acarreta uma série de conseqüências importantes. De imediato, prejudica a mastigação, a fala e a sociabilidade da pessoa, tirando sua confiança ao falar, rir ou sorrir. Em médio prazo, prejudica a configuração de todos os dentes da boca, já que a perda do dente provoca um deslocamento lento dos outros dentes, modificando o que popularmente chamamos de “mordida”, a posição dos dentes na boca. A longo prazo, problemas ósseos e de gengiva podem surgir.
Até algum tempo atrás, a única solução para a perda dos dentes era a utilização de próteses fixas ou móveis (dentaduras, coroas, pontes, etc.). Com o surgimento das técnicas de implante dentário, aqueles pacientes indicados para o tratamento puderam contar com uma solução definitiva e mais adequada e prática para seu problema.
O tratamento para colocação de implantes não é dolorido e atualmente são registradas respostas positivas em 95% dos casos. O implante se integra aos ossos da boca no máximo em até seis meses e a prótese é finalizada após esse período de tempo. Após esta integração se considera eliminada a possibilidade de fracasso. Mas mesmo no pior caso, é possível substituí-lo utilizando enxertos ósseos que ajudem no suporte ao implante.
Os implantes dentários necessitam de uma base óssea para serem inseridos e “presos”, permanecendo firmes. Quando o paciente não possuía uma estrutura óssea suficiente para o implante funcionar, eram executados enxertos ósseos para criar essa base para o pino do implante. Nesses casos, era necessário remover osso de outras partes do corpo do paciente e enxerta-los na área a ser implantada. Esse procedimento implicava em mais tempo, dinheiro e riscos ao se fazer o implante.
Evidentemente, para o sucesso do tratamento é importante observar vários aspectos. Os implantes não são indicados ou adequados para todas as pessoas. Só um dentista especializado pode avaliar se o implante dentário é uma solução viável para cada caso. Antes, durante e após os procedimentos, uma série de cuidados e atenções devem ser tomados para que o implante seja bem sucedido.